A Polícia Civil de Santiago espera concluir, na próxima semana, o inquérito da briga que terminou com um jovem morto e um policial militar ferido no dia 7 de julho na cidade. Conforme a delegada Débora Poltosi, responsável pelas investigações, ainda falta ouvir uma testemunha e esperar o resultado de laudos periciais para encerrar o inquérito.
Na manhã do dia 7 de julho, o PM, de 27 anos, e um grupo com quatro pessoas discutiram em via pública. O PM acabou agredido por dois golpes de faca - um no abdômen e outro nas costas. Durante a briga generalizada, o PM fez três disparos de arma de fogo, um atingiu o peito de Jean Francisco Viana Santos, de 29 anos. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Receita Federal apreende R$ 150 mil em vinhos em Rosário do Sul
O policial foi internado no Hospital de Caridade de Santiago e teve alta nesta semana. Um adolescente, que também estaria envolvido na briga, foi apreendido e internado no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santo Ângelo no mesmo dia. A Justiça, porém, não informou se foi concedido para ele o direito de responder o processo em liberdade.
VERSÕES DIVERGEM
Em depoimento, o PM alegou que agiu em legítima defesa e sacou a arma após ser esfaqueado. Segundo a delegada, o depoimento do motorista do veículo em que Jean estava contradiz essa versão do PM. Ele alega que o policial já abordou o grupo com a arma em punho.
- As versões geram conflito nesse ponto, se o policial já desceu do carro com a arma em mãos ou não. Como as imagens das câmeras de segurança não são muito nítidas, não conseguimos nenhuma comprovação. Mas o que ficou bem claro nas imagens é que ele só atirou em direção ao jovem depois da primeira facada, o que configura legítima defesa - relata Débora.
Jovem é preso preventivamente por tentativa de homicídio em Santa Maria
Imagens de uma câmera de monitoramento de um estabelecimento comercial próximo ao local de onde aconteceu a briga registraram a ação na rua. As imagens foram analisadas pela Polícia Civil. O vídeo mostra o grupo que estava no interior do outro veículo se dispersar. Um dos disparos atingiu Jean, que morreu a poucos metros do local. Ele seria, também, o autor das facadas que atingiram o PM.
*Colaborou Janaína Wille